RUMO AOS 60
Tintas MC, maior rede de lojas de tintas do Brasil espera crescer 40% em 2023, e com o ótimo resultado do setor no primeiro trimestre, essa meta fica cada vez mais perto
A marca está na Rua H estande 101
A Tintas MC, maior rede de lojas de tintas do país, marca presença na 30ª edição da ABF Franchising Expo com uma meta expressiva de expansão. Premiada duas vezes com o Selo de Excelência em Franchising, oferecido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), nos anos de 2022 e 2023, a rede cresceu 30% no primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado. Mas, a Tintas MC tem como meta elevar esse número e fechar o ano com um crescimento de 40%. “Acreditamos muito nesse resultado, já que o setor da construção civil vem ganhando fôlego e tem demonstrado que será um ano muito positivo”, avalia o CEO da rede, Renato Sá. Segundo a ABF, o segmento ampliou sua participação no setor de franquias em 9%.
E para alcançar essa meta, a marca adotou duas estratégias: a aquisição de pequenas redes de lojas em todo Brasil e focar na abertura de unidades em regiões chaves.
Recentemente, a Tintas MC adquiriu três redes de lojas de tintas no estado de Santa Catarina por R$ 10 milhões. Foram cinco unidades da rede Colormar, duas da Casa da Pintura e mais duas da Rede Bigaçu. As redes estão localizadas nos municípios de Florianópolis, Biguaçu e São José, respectivamente. Para Renato Sá a marca espera ter o retorno desses investimentos em 24 meses, já que os estudos de mercado mostraram grande potencial nas regiões.
Ao mesmo tempo a abertura de novas unidades franqueadas também está em ótimo ritmo este ano, com inaugurações nas cidades de Londrina (PR), Joinville (SC), Querência (MT), São Paulo (bairros da Freguesia do Ó e Limão), Vilhena (RO), Salinas (MG), Rio de Janeiro (Copacabana e Campo Grande), Fortaleza (CE) e Guarapuava (PR).
“Nosso primeiro trimestre foi um sucesso. Foram 11 contratos assinados e as lojas estão com as obras em pleno andamento. Superamos nossas expectativas”, afirma o CEO.
No Nordeste, a empresa tem como meta abrir, só em Fortaleza, 10 unidades em 2023. Segundo a gerente de expansão da rede, Ana Centrone, a expectativa para os próximos cinco anos é chegar a 200 unidades na região. Só o estado do Ceará tem um potencial de venda de 26 milhões de litros de tintas imobiliárias por ano.
Para incentivar o mercado, a empresa está desenvolvendo uma parceria com o Banco do Nordeste, o que facilita a viabilidade do negócio. “Esse crédito pode custear o valor total da franquia ou uma parte dela. Tudo será feito e analisado para dar o maior conforto financeiro para o futuro franqueado”, explica Ana.
Modelos de franquias da Tintas MC
Franquia Tradicional, o investidor inicia a operação do zero, realizando a construção da nova loja e o aporte do capital necessário para formar o estoque inicial e começar a operação. Investimento a partir de R$ 420 mil.
Conversão de Loja, o investidor já possui uma loja de tintas em funcionamento e opta pela mudança de bandeira para Tintas MC. Investimento a partir de R$ 120 mil.
Shop in Shop, o investidor já possui uma loja de material de construção em funcionamento. Porém, deseja ganhar destaque na categoria de tintas. Assim a rede monta dentro do comércio uma área para a Tintas MC, com atendimento especializado. Investimento a partir de R$ 120 mil.
E para mostrar que a franquia da Tintas MC é um bom negócio, basta olhar o potencial de faturamento de uma unidade: R$ 3 milhões/ano após 24 meses de operação, sendo que algumas unidades ultrapassam esse valor. O payback é de 24 a 36 meses.
Expectativa durante a ABF
Para Renato Sá, nesses quatro dias de evento os empreendedores terão a oportunidade de conhecer os três modelos de negócios que a franquia oferece, além dos seus benefícios. “Todos que assinarem a carta de intenção com a marca, durante a Feira ganharão o projeto arquitetônico da loja. Sem contar a infraestrutura que a franquia oferece, que vai dos treinamentos até mesmo test drive”, explica Renato. Outro grande benefício é o cashback, que pode chegar a R$ 50 mil.
Durante a ABF Expo, a rede espera atender mais de 200 leads e converter 10% desse total em novos contratos ainda neste ano.
“Essa é a maior feira de franquias do mundo e estamos com uma estratégia de expansão muito consolidada e com um time altamente preparado para receber os candidatos. Esta feira sem dúvida é uma grande oportunidade para excelentes negócios”, enfatiza Renato.
Hoje, a marca está com 200 unidades, sendo 86 lojas próprias e 114 franquias. Em 2022, a rede faturou R$ 420 milhões e gerou mais de 570 empregos diretos e 5.900 indiretos.
Sobre a Tintas MC
A marca ganhou, em 2022, dois prêmios de extrema relevância, além dos Selos de Excelência da ABF. O primeiro deles foi o Top of Mind, da Revista Show do Pintor. Além disso, a empresa foi eleita por mais de oito mil pintores de todo país a “Melhor rede de loja de tintas do Brasil” e a “Melhor rede de lojas de tintas da região Sudeste. A votação aconteceu de forma on-line de fevereiro a outubro de 2022.
Com 59 anos de tradição no mercado, a Tintas MC é a maior rede de lojas de tintas no Brasil e uma das maiores varejistas do setor na América do Sul. A rede atua nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Tocantins, Rio de Janeiro e Ceará.
Tintas MC apresenta durante a ABF o primeiro app que simplifica o processo de contratação do serviço de pintura
O Toc Toc é um app gratuito que faz desde o orçamento, indica os profissionais e ainda dá a opção de compra para todos os itens da obra.
Com o objetivo de solucionar todas as dores do cliente quando ele busca contratar um serviço de pintura, a Tintas MC, maior rede de lojas de tintas da América Latina, acaba de colocar no mercado o Toc Toc, primeiro aplicativo do setor de construção civil que une três importantes públicos: o consumidor, o pintor e o franqueado, tudo pensado para facilitar a contratação do serviço, a venda do material utilizado na obra e a ampliação do leque de clientes para o pintor. Tudo na palma da mão.
O app gratuito foi pensado e desenvolvido pelo CEO da rede, Renato Sá, que possui um estreito relacionamento com pintores, clientes e toda sua franquia. Atento às necessidades desses públicos, Renato começou a desenhar o app em 2020. Iniciou o desenvolvimento em 2021. Testou o aplicativo durante todo o ano de 2022, colocando-o no mercado no final do primeiro trimestre de 2023.
A startup recebeu um investimento inicial de R$ 200 mil, e está prevista a injeção de outros R$ 400 mil, financiados pelo caixa do próprio negócio. Segundo Renato, o aplicativo nasceu com valuation de cerca de R$ 4 milhões e a expectativa é fechar 2023 com participação em mais de 260 obras e uma receita bruta de R$ 1,6 milhão. Até o momento foram realizadas 10 obras.
Para o CEO, a startup tem um potencial muito grande. “A nossa meta é ter um faturamento de R$ 7 milhões no final do terceiro ano do aplicativo”, revela. Essa expectativa está embasada na capacidade do setor. Hoje, o mercado de tintas no Brasil movimenta cerca de US$ 3 bilhões, sendo que 75% disso corresponde a mão de obra, e os outros 25% a materiais.Com isso, ele avalia que o mercado potencial do serviço do Toc Toc é de US$9 bilhões.
Logística
Antes do app, para conseguir três orçamentos para uma obra, por exemplo, podia-se levar mais de sete dias, além de não existirem garantias de que os orçamentos respeitam os mesmos parâmetros. Com o Toc Toc, esse processo se encerra em no máximo quatro dias entre cotação, contratação e compra.
A utilização é muito simples. O cliente baixa o app gratuitamente e insere dados como metragem da área que será pintada com um breve vídeo do espaço. Ao receber as informações, o aplicativo calcula o orçamento que é repassado para o cliente. Após aprovação, o app busca no seu banco de dados de profissionais, hoje com 250 nomes, os profissionais mais próximos e que atendam à solicitação do cliente. Todos os pintores selecionados receberão o mesmo orçamento já aprovado. “Isso evitará o leilão do serviço, deixando todos no mesmo parâmetro”, explica Renato.
Com a aceitação de pelo menos três pintores, as opções são encaminhadas para o cliente, que receberá todas as informações dos pintores. Após escolher o profissional, ele tem a etapa da compra dos produtos, que pode ser feita no aplicativo, que direciona o cliente para uma unidade da Tintas MC mais próxima da sua casa.
“Todo esse processo é muito seguro, pois vamos trabalhar com pintores previamente cadastrados e analisados. E do outro lado, o pintor tem a garantia de que vai receber pelo seu serviço”, explica o CEO.
Com o aplicativo, a marca passa a estar presente em todos os canais de vendas: lojas físicas, site, redes sociais, aplicativo, atendimento por telefone e chat. “Desta forma o consumidor pode interagir com a empresa de forma fluida e sem barreiras”, explica Renato.
Para essa empreitada, Renato Sá convidou Henrique Leoni, da Trutec, para ser o CEO do aplicativo. A Trutec é um ecossistema de construtechs e proptechs que oferecem inovações para construções mais saudáveis, com tecnologias de ponta a ponta.
Os heads do aplicativo acreditam que vão atingir o break-even já no primeiro ano e mostrar para o mercado que a empresa é saudável e funciona. A dupla também se prepara para uma rodada de captação parruda no quarto ou quinto ano do app. “Temos como meta uma captação próxima de R$ 5 milhões”, explica Henrique.
O pioneirismo no DNA da Tintas MC
Renato Sá explica que esse cuidado com o mercado e com os clientes está no DNA da empresa. No início do negócio, nos anos 60, a Tintas MC revolucionou as lojas de tintas criando o conceito de boutique. Foi a primeira empresa do ramo a ter pontos de venda bem iluminados, bem pintados e organizados, além de contarem com a força feminina nas vendas no balcão. Pioneirismo que deixou as consumidoras mais à vontade para realizar suas compras, em um ambiente que antes era exclusivamente masculino.
Outro importante diferencial da marca é o treinamento, com o objetivo de capacitar os vendedores a se tornarem verdadeiros consultores, que oferecem todo suporte necessário antes, durante e depois da pintura.
Periodicamente, a empresa também oferece cursos gratuitos com os mais diversos temas relacionados a decoração, tendências de cores, tintas e ferramentas para todos os públicos que atende. As aulas são realizadas nas lojas da rede e abertas ao público em geral, desde consumidores, pintores até arquitetos e decoradores.
Há 59 anos no mercado, a Tintas MC é a maior rede de lojas de tintas da América Latina, com 200 unidades, sendo 86 lojas próprias e 114 unidades franqueadas. O faturamento da empresa foi de R$ 420 milhões em 2022 e a expectativa é crescer 40%, em 2023.
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junho/23